feliz

A dependência química e o alcoolismo é uma doença reconhecida pela organização mundial da saúde, seu nome é adicção, ela é uma doença de pré-disposição orgânica e também genética, o uso de drogas e álcool é o menor dos problemas, porque ela é uma doença de comportamento ou seja o tratamento se baseia nos 3 aspectos e 3 características, que a doença ataca.

Características da doença:

Progressiva:
Sempre irá aumentar para alguns rápido, para outros lenta, mas sempre progredindo.
Incurável:
Cientificamente não tem cura, mas existe tratamento, exemplo: HIV, Diabetes, Pressão, Herpes, que são doenças que requer tratamento para sempre.

Fatal:
Leva o paciente a óbito.

Aspectos da doença:
-Físico
-Mental
-Espiritual
É nos aspectos da doença que se precede o tratamento.

1º Etapa – Aspecto fisíco
Paciente é atendido pela equipe de saúde, médico psiquiatra e enfermagem, ele procede o processo de desintoxicação que pode ser natural ou por medicamentos para ajudar no inicio do tratamento, onde o paciente tem alteração de humor, convulsões, irritabilidade, delírios, a desintoxicação também é alimentar e o soro adequado com muito liquido, frutas e legumes.

2º Etapa – Aspecto mental
Nesta etapa entra os psicólogos, terapeutas, conselheiros e monitores, trabalha-se os ressentimentos, magoas, vai na raiz do problema, muitos pacientes passam por situações que nem a própria família sabe. Inicia-se um processo de terapia onde vamos fazer o paciente enxergar seus defeitos de carácter.

3º Etapa – Aspecto Espiritual
O paciente tem reuniões diárias, onde busca o poder superior de sua escolha, onde desenvolve sua fé. Suas précis e meditação que o faz acreditar na vida, e tem um encontro com si mesmo.